Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; II Timóteo 3:16

Religioso ou Discípulo?

Religioso ou Discípulo?
Leitura estimada 8 min

 


RELIGIOSO OU DISCÍPULO?

 

Você já reparou que acostumar-se com algo, não exige muito esforço?

Repare no fato de alguém entrar em um recinto com um perfume muito doce e forte. Todos irão reparar. Alguns não gostarão, outros até se sentirão mal. Agora se você não pode sair deste local, você naturalmente acaba se acostumando com este odor. Seja ele bom ou ruim.

Há um ditado interessante que diz: 

"O pecado é como o perfume, você acaba se acostumando com ele." 

Isto é real. Todo o perfume que passamos, tempos depois já estamos de tal forma acostumados com ele que nem notamos a sua presença em nós.

Nós nos acostumamos tão facilmente com algo que elas se tornam corriqueiras para nós. Todavia não podemos ter o Senhor com corriqueiro para nós.

O que fez Jesus com os vendilhões do templo? Não estavam os homens daquela época acostumados com eles? Não estavam adaptados àquela situação?

Vejamos qual é a posição do Senhor.

"Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram para si cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas." (Jeremias 2:13)

"Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; e se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres." (Apocalipse 2:4-5)

O QUE É UMA CISTERNA?

É um local para armazenar água. A religiosidade é como uma cisterna rota: começamos bem, mas no decorrer do tempo deixamos ao Senhor e ficamos com o passado, com as experiências do passado.

Nossa comunhão e nossa vida com Deus tem que ser diária, permanente, tal qual o maná no deserto que era sempre para um determinado dia.

Com freqüência ficamos com a história do passado ou, o que é pior, com a história dos outros.

Temos que ter a nossa própria história com o Senhor.

Temos que estar diariamente buscando da fonte e não cavando cisternas rotas.

Nos dias de hoje há muita confusão entre o religioso e o cristão, o discípulo. Precisamos aclarar isto cada vez mais. Devemos entender que o morno, ao qual está a ponto de ser vomitado, também está dentro da igreja. Não é do mundo que ele será vomitado, mas é para o mundo que será expulso.

Cada dia que passa aumenta a polarização que o Senhor nos falou em Malaquias cap 3 verso do 13 ao 18:

"As vossas palavras foram agressivas para mim, diz o Senhor. Mas vós dizeis: Que temos falado contra ti? Vós tendes dito: lnútil é servir a Deus. Que nos aproveita termos cuidado em guardar os seus preceitos, e em andar de luto diante do Senhor dos exércitos? Ora pois, nós reputamos por bem-aventurados os soberbos; também os que cometem impiedade prosperam; sim, eles tentam a Deus, e escapam. Então aqueles que temiam ao Senhor falaram uns aos outros; e o Senhor atentou e ouviu, e um memorial foi escrito diante dele, para os que temiam ao Senhor, e para os que se lembravam do seu nome. E eles serão meus, diz o Senhor dos exércitos, minha possessão particular naquele dia que prepararei; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve. Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que o não serve."

A cada momento, a cada tempo está se distanciando o justo do ímpio, o que serve a Deus daquele que não serve a Deus.

Para facilitar isto, faremos um paralelo entre o religioso e o discípulo. Não temos o intuito de julgar ninguém, porém não podemos deixar nenhum homem em confusão. Todos devem saber como Deus o vê.

Religioso ou Discípulo?

Religioso: Tem a bíblia centralizada no homem. Enxerga tudo o que Deus tem para ele: graça e salvação.

Interpreta a palavra mecanicamente, age como se ela fosse um tabuleiro de xadrez:  "O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica."  (2 Coríntios 3:6) Ouve verdades de Deus:  "Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade."  (2 Timóteo 3:7) Obedece algumas regrinhas que as considera sumamente importante:  "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas."  (Mateus 23:23) Aprende a saber muita coisa:  "... A ciência incha, mas o amor edifica."  (1Coríntios 8:1b) Tem o "Eu" no comando. Se esforça por imitar a Cristo, "NA CARNE". Canta muitos cânticos. Estuda sobre o Espírito Santo. Faz orações. Fala, fala e não ouve. Confia sua vida a uma instituição religiosa. Sua vida é uma eterna luta contra o mal. "Mente vazia oficina do diabo. Membros ociosos oficina do diabo". Vive com sede:  "Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas."  (Jeremias 2:13) Faz prosélitos:  "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós."  (Mateus 23:15) Não coloca sua vida na luz:  "E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.   Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.  Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus."  (João 3:19-21) Não reconhece as autoridades como vindas de Deus. Seus olhos brilham para as coisas do mundo.


Discípulo: Tem a bíblia centralizada em Deus. O que importa é o propósito eterno de Deus.

Tem revelação de Deus. Compara coisa espiritual com coisa espiritual:  "Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.   As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.   Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente."  (1Corintios 2:12-14) Ouve a Deus:  "Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz,   não endureçais os vossos corações, Como na provocação, no dia da tentação no deserto."  (Hebreus 3:7-8)

 NINGUÉM PODE OUVIR A DEUS E NÃO MUDAR

Ama a vontade de Deus e obedece a Cristo em tudo (João 14:23). Aprende a guardar o que Cristo ensinou (Mateus 28:20). Tem a "Cristo no centro de sua vida" – é alguém que se esqueceu de si mesmo. Cristo vive nele (Gálatas 2:20) Louva ao Senhor. Vive cheio do Espírito Santo (Romanos 8:5-9). Fala com Deus, dialoga com seu Pai. Confia sua vida a igreja que é o corpo de Cristo. Não tem tempo para praticar o mal, seus membros estão ocupados com a justiça (Romanos 6:13). Dá fruto (faz discípulos). (João 15:1-6,8,16). Anda na luz (1 Jãoo 1:5-10). Acata todas as autoridades delegadas (Romanos 13:1). Seu atrativo é o Senhor, ama a simplicidade de Deus.


O coração do religioso não se sacia, não se satisfaz com as coisas simples de Deus. O religioso tende matar sua sede no mundo, nos atrativos do mundo ou do poder, que pode ser intelectual.


Então, precisamos conhecer:

O que o Senhor quer de nós? O que o Senhor espera de você?

E reconhecer, com sinceridade: O que você tem feito?

Que tipo de homem você é?

O nosso Deus e Pai não é um Deus de desordem, Ele deseja que todo aquele que se aproxima d’Ele realmente viva como Ele quer e deseja, sem mesclas ou confusão.

 


www.casadosenhor.com.br

Este estudo lhe edificou? Compartilhe!

Mais Estudos

Viva em União!

Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre. Salmos 133:1-3


Conecte-se conosco

Este trabalho é totalmente voluntário!

Precisamos de sua ajuda para manter este trabalho no ar.

"E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui." Gálatas 6:6

Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossa Política de Cookies.