Quero Caminhar Com Deus

 

QUERO CAMINHAR COM DEUS

 

No começo Deus criou Adão e Eva. 

Eles eram inocentes de qualquer pecado e viviam em comunhão com seu Criador. Contudo, eles pecaram ao comerem o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal e ficaram espiritualmente separados de Deus:

"Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente; mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." (Gênesis 2:16-17)

"Deus perguntou-lhe mais: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses? Ao que respondeu o homem: A mulher que me deste por companheira deu-me a árvore, e eu comi." (Gênesis 3:11-12)

Al√©m de perderem sua comunh√£o com Deus, eles tamb√©m foram expulsos do Jardim do √Čden.
 

"Ent√£o disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tem tornado como um de n√≥s, conhecendo o bem e o mal. Ora, n√£o suceda que estenda a sua m√£o, e tome tamb√©m da √°rvore da vida, e coma e viva eternamente. O Senhor Deus, pois, o lan√ßou fora do jardim do √Čden para lavrar a terra, de que fora tomado. E havendo lan√ßado fora o homem, p√īs ao oriente do jardim do √Čden os querubins, e uma espada flamejante que se volvia por todos os lados, para guardar o caminho da √°rvore da vida." (G√™nesis 3:22-24)

A Bíblia é a história do desenvolvimento do plano de Deus para restaurar a comunhão dele com o homem. 

Deus não deseja estar afastado do homem e assim ele providenciou, através de Jesus Cristo, um meio do homem ser restaurado na comunhão com seu Criador. A comunhão divina é um privilégio, mas precisamos entender como é estabelecida e mantida.
 

ACOMUNH√ÉO DIVINA √Č UM PRIVIL√ČGIO

A palavra grega mais freq√ľentemente traduzida como "comunh√£o," por defini√ß√£o e uso b√≠blico, d√° o sentido de participa√ß√£o num interesse ou projeto comum.

1) No Novo Testamento, a palavra é sempre usada em assuntos espirituais, nunca para atividades sociais. A palavra envolve, usualmente, dois elementos:  RELAÇÃO e AÇÃO. Quando duas ou mais pessoas têm um interesse espiritual em comum por causa de sua relação espiritual, elas têm comunhão ao participarem desse interesse comum. 

Sem essa relação, a participação em algum interesse ou trabalho não constitui comunhão no sentido bíblico da palavra.  Duas pessoas que são cristãs têm uma relação de comunhão; ambas pertencem à família espiritual de Deus. 

Quando elas co-participam de responsabilidades espirituais, elas têm comunhão entre si e com Deus. 

As palavras "comunhão" e "irmandade" são confundidas, às vezes, mas "comunhão" quase sempre significa co-participação, enquanto "irmandade" ressalta a relação.
 

O apóstolo João escreveu o seguinte: 

"Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma. Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado." (1 João 1:5-7)

O homem não pode caminhar na escuridão, isto é, viver no pecado, e ter comunhão com Deus.

A pessoa que nunca pecou est√° caminhando na luz, como estavam Ad√£o e Eva antes de seu pecado no Jardim.

O PROBLEMA COM A HUMANIDADE

O problema com a humanidade é que, com exceção de Jesus, todas as pessoas responsáveis têm pecado! 

Paulo concluiu em sua carta aos Romanos Cap 3 verso 23: "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus." 

JESUS OBEDECEU A VONTADE DO PAI PERFEITAMENTE

"Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer- se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. " (Hebreus 4:15)

Mas todos os outros homens, tanto judeus como gentios, têm pecado e assim não podem ter comunhão com Deus, baseados nas suas próprias obras perfeitas.

Quando o homem peca, seu pecado o separa de seu Criador e ele n√£o pode gozar da comunh√£o com Deus:

"Eis que a m√£o do Senhor n√£o est√° encolhida, para que n√£o possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para que n√£o possa ouvir, mas as vossas iniq√ľidades fazem separa√ß√£o entre v√≥s e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de v√≥s, de modo que n√£o vos ou√ßa. Porque as vossas m√£os est√£o contaminadas de sangue, e os vossos dedos de iniq√ľidade; os vossos l√°bios falam a mentira, a vossa l√≠ngua pronuncia perversidade." (Isa√≠as 59:1-3)

O profeta Amós no Cap 3 verso 3 perguntou: "Acaso andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?"  

Deus não será parceiro no pecado. 

SE ANDARMOS NAS TREVAS, TEREMOS DE ANDAR SEM DEUS!
 

Felizmente, Deus providenciou outro meio para o homem ser justificado. 

Para todos os que têm pecado, a comunhão com Deus só é possível através da fé, isto é, através do Evangelho. Somente aqueles que foram perdoados de todos os pecados passados podem ser participantes com Deus.

Podemos ser perdoados de nossos pecados através do sacrifício de Jesus Cristo, uma manifestação da graça de Deus:

"Mas agora, sem lei, tem-se manifestado a justi√ßa de Deus, que √© atestada pela lei e pelos profetas; isto √©, a justi√ßa de Deus pela f√© em Jesus Cristo para todos os que cr√™em; pois n√£o h√° distin√ß√£o. Porque todos pecaram e destitu√≠dos est√£o da gl√≥ria de Deus; sendo justificados gratuitamente pela sua gra√ßa, mediante a reden√ß√£o que h√° em Cristo Jesus, ao qual Deus prop√īs como propicia√ß√£o, pela f√©, no seu sangue, para demonstra√ß√£o da sua justi√ßa por ter ele na sua paci√™ncia, deixado de lado os delitos outrora cometidos; para demonstra√ß√£o da sua justi√ßa neste tempo presente, para que ele seja justo e tamb√©m justificador daquele que tem f√© em Jesus." (Romanos 3:21-26)

"Por√©m ao que n√£o trabalha, mas cr√™ naquele que justifica o √≠mpio, a sua f√© lhe √© contada como justi√ßa; assim tamb√©m Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus atribui a justi√ßa sem as obras, dizendo:¬†Bem-aventurados aqueles cujas iniq√ľidades s√£o perdoadas, e cujos pecados s√£o cobertos. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor n√£o imputar√° o pecado." (Romanos 4:5-8)

"Ora, n√£o √© s√≥ por causa dele que est√° escrito que lhe foi imputado; mas tamb√©m por causa de n√≥s a quem h√° de ser imputado, a n√≥s os que cremos naquele que dos mortos ressuscitou a Jesus nosso Senhor; o qual foi entregue por causa das nossas transgress√Ķes, e ressuscitado para a nossa justifica√ß√£o." (Romanos 4:23-25)¬†

"Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por quem obtivemos também nosso acesso pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e gloriemo-nos na esperança da glória de Deus." (Romanos 5:1-2)

"Mas graças a Deus que, embora tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração ã forma de doutrina a que fostes entregues; e libertos do pecado, fostes feitos servos da justiça." (Romanos 6:17-18) 

Quando somos batizados em Cristo, deixamos o império das trevas e somos transportados para o reino da luz: 

"Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.  Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo." (Gálatas 3:26-27)

"O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor." (Colosenses 1:13)

Tornamo-nos partes da família espiritual de Deus e estabelecemos uma relação de comunhão com o Pai, com Jesus Cristo e com todos os cristãos que constituem esta irmandade:

"Jesus respondeu, e isse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?  Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus." (João 3:3-5)  

"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos." (1 Pedro 1:3) 

"O QUE era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida  (Porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada);  O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo." (1 João 1:1-3)

"E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas." (1 João 1:5)

Uma vez que tenhamos estabelecido esta relação espiritual com nosso Pai do céu, tornamo-nos participantes de nossa salvação com ele. 

Tornamo-nos participantes da divina natureza, isto é, temos que ser santos como aquele que nos chamou é santo:

1 Pe. 1:15-16;  2 Pe.1:4;  Hb. 12:10. Tornamo-nos participantes dos sofrimentos de Cristo quando suportamos a perseguição por sua causa 1 Pe.2:21;  4:13;  2 Co.1:5. Tornamo-nos participantes com nossos companheiros cristãos na meta comum de glorificar Deus Ef.3:20-21; 1 Pe.2:9.
 

A manutenção de nossa comunhão com Deus exige que continuemos a andar na luz, como ele está na luz

(1 Jo 1:7).¬† Andar na luz n√£o significa perfeito conhecimento das Escrituras.¬† Nossa comunh√£o com o Pai n√£o foi estabelecida na base do perfeito conhecimento das Escrituras, nem √© mantida nessa base.¬† Um dos exemplos de convers√£o a Cristo no livro de Atos √© a do carcereiro filipense¬† At.16:19-34.¬† Ele ouviu a mensagem da salva√ß√£o e obedeceu ao evangelho na mesma noite, estabelecendo uma comunh√£o com Deus.¬† √Č √≥bvio que ele n√£o tinha perfeito ou completo conhecimento da Palavra de Deus inteira.¬† Contudo, aqueles que est√£o em comunh√£o com Deus precisam estudar a Palavra e crescer em conhecimento.¬† A palavra de Deus est√° dispon√≠vel para n√≥s e n√£o podemos usar a ignor√Ęncia como uma desculpa para a desobedi√™ncia.¬† Os novos crist√£os precisam alimentar-se com o "leite," isto √©, as bases da Palavra e, com o crescimento, estar√£o aptos a aceitar a carne da Palavra 1 Co.3:1-2;¬† Hb.5:11-14.
 

O filho de Deus tem que estar sempre pronto para se arrepender de qualquer pecado cometido em sua vida e confess√°-lo, buscando o perd√£o

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça." (1 João 1:9)                                                                                                                                                                   Caminhar na luz também não significa uma vida sem pecado. 

Pelo contrário, João escreveu, "Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado" 1 Jo1:7. Ao mesmo tempo que estamos andando na luz, estamos sendo purificados pelo sangue de Jesus, indicando que o cristão que anda na luz pecará ocasionalmente.  De fato, João afirmou que o cristão que declara não ter cometido pecado está enganado e a verdade não está com ele 1 Jo 1-8. O apóstolo João, certamente, não estava encorajando o pecado, mas em vez disso estava observando que os cristãos pecarão e podem ser perdoados desses pecados veja 2:1-2.  Ele também afirmou que o cristão não pode continuar no pecado 1 Jo3:7-10; veja Rm.6:1-11.  O filho de Deus tem que estar sempre pronto para se arrepender de qualquer pecado cometido em sua vida e confessá-lo, buscando o perdão 1 Jo1:9.
 

Deus deseja que seus filhos tenham comunhão uns com os outros. 

A comunh√£o com outros homens depende de nossa comunh√£o com Deus.¬† Como foi observado anteriormente, quando nos tornamos filhos de Deus, tamb√©m nos tornamos parte de uma irmandade espiritual.¬† H√° um sentido no qual todos os filhos espirituais de Deus compartilham uma f√© comum e uma salva√ß√£o comum Tito 1:4;¬† Judas 3. No primeiro s√©culo, os grupos locais de santos se encontravam para adorar a Deus e para trabalhar juntos pela causa de Cristo. Eles partilhavam o ensinamento do evangelho, tanto pessoalmente como pelo sustento dos pregadores do evangelho Gl. 6:6;¬† Fl.1:3-5;¬† 4:15.¬† Eles partilhavam a educa√ß√£o m√ļtua.¬† Eles tinham comunh√£o na celebra√ß√£o da ceia do Senhor At.2:42;¬† 1 Co.10:16, no canto de louvor a Deus e na ora√ß√£o. Os crist√£os primitivos compartilhavam suas coisas materiais como os santos que tinham necessidade Rm.15:26;¬† 2 Co.8:4; 9:13.¬† O escritor de Hebreus observou que aqueles crist√£os que deixavam de congregar com outros crist√£os para participar de tais atos de comunh√£o estavam no pecado Hb.10:24-25.
 

Assim como Deus n√£o ter√° comunh√£o com o pecado, tamb√©m n√≥s precisamos recusar participa√ß√£o no erro. Paulo escreveu,¬† "E n√£o sejais c√ļmplices nas obras infrut√≠feras das trevas;¬† antes, por√©m, reprovai-as" Ef.5:11.¬† Os crist√£os em Corinto aceitavam como fiel um irm√£o em Cristo que estava cometendo fornica√ß√£o e Paulo repreendeu-os, observando que eles precisavam disciplinar o irm√£o que estava errando 1 Co. 5. Quando os da igreja se afastaram do irm√£o pecador, eles estavam reconhecendo publicamente o fato que ele j√° tinha quebrado sua comunh√£o com Deus e que eles tamb√©m n√£o podiam mais ter comunh√£o com ele.¬† O ap√≥stolo Jo√£o escreveu que n√£o podemos dar apoio ou encorajamento √†queles que ensinam falsas doutrinas ou nos tornaremos participantes do erro deles.

Ad√£o e Eva perderam sua comunh√£o com Deus por causa do pecado, mas, gra√ßas a Deus, atrav√©s de Jesus Cristo podemos novamente gozar da comunh√£o com nosso Criador. O que foi perdido no Jardim do √Čden pode ser conseguido mais uma vez em Cristo.¬† Que b√™n√ß√£o e que privil√©gio caminhar diariamente com Deus agora, esperando aquele dia quando poderemos viver eternamente em sua presen√ßa, no c√©u!

 



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