Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; II Timóteo 3:16

A Segunda Casa

A Segunda Casa
Leitura estimada 10 min

 
A SEGUNDA CASA

 

“A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos.” (Ageu 2:9 a)

TE CONVIDO A UMA VIAGEM NO TEMPO

Era o segundo dia, segundo mês do quarto ano do reinado de Salomão quando o primeiro templo do Senhor começou a ser construído em Jerusalém. Mais de mil pessoas trabalharam. Ouro, prata, tecido...

DE GRANDE ESPLENDOR VESTIA-SE O PRIMEIRO TEMPLO
 
Salomão fora o homem elegido pelo Senhor a construir uma casa feita a mãos de homens para o Deus eterno.

Mas infelizmente o tempo foi passando, e apesar do deslumbramento da casa de Deus, o povo tornou-se infiel. Eles começaram a seguir práticas detestáveis das outras nações, contaminando o templo do Senhor.

O mesmo templo que fora consagrado por Ele, em Jerusalém:

"Além disso todos os chefes dos sacerdotes e o povo aumentavam cada vez mais a sua infidelidade, seguindo todas as abominações dos gentios; e profanaram a casa do Senhor, que ele tinha santificado para si em Jerusalém." (2 Crônicas 36:14)
 
Por volta de 586 a.C., este templo foi destruído pelo rei Nabucodonosor. Seu povo, os babilônicos, “incendiaram o templo de Deus e derrubaram o muro de Jerusalém”:

"Também queimaram a casa de Deus, derribaram os muros de Jerusalém, queimaram a fogo todos os seus palácios, e destruíram todos os seus vasos preciosos." (2 Crônicas 36:19)

Nada sobrou: utensílios de valor, jovens, adultos, velhos, homens e mulheres. Apenas um remanescente sobreviveu, e este foi levado ao exílio na Babilônia para serem escravos até a época do domínio persa. Estes, após 70 anos, voltariam a Jerusalém para reconstruir o templo e o muro da cidade. E assim Deus tocou no coração do rei da Pérsia, Ciro, quem os mandou devolta à terra de Judá.

Era cerca de 538 a.C. quando uma parte deste remanescente volta sob a liderança de Zorobabel. Finalmente a reconstrução do templo iniciara.

VERÍAMOS NOVAMENTE A MAGNIFICÊNCIA DA CASA DE DEUS!!!

Pedra sobre pedra, mãos à obra. Passa o cimento, põe o tijolo, quebra a pedra... mas espera!

O QUE ACONTECEU?

O povo parou. A oposição dos habitantes não judeus começa a pesar; a obra foi interrompida. Então, Deus levanta profetas como Ageu e Zacarias, que chamam o povo a completar a obra.

Novamente o povo voltou-se para si mesmo. Enquanto a casa do Senhor continuava destruída:

"Acaso é tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica desolada?" (Ageu 1:4)

O ERRO NÃO PÁRA POR AQUI

A desobediência dos antepassados aparece novamente. Não apenas havia o povo esquecido do templo do Senhor, mas também de Seus ensinamentos, principalmente da pureza.


Nas palavras do Dr. Scofield: “A lei mosaica defendia que pureza moral não podia ser transmitida, mas impureza moral sim. A contínua desobediência da nação tornava suas obras inúteis diante de Deus.”
 
Assim, o povo plantava muito e colhia pouco; comia e não se fartava; bebia e não se satisfazia; vestia e não se aquecia. Até o que recebia era para colocar dentro de um saco furado.

Cerca de 515 a.C. o segundo templo é finalmente completado e dedicado. Felizmente o povo ouviu o que Deus falara por meio de Ageu e Zacarias, e consideraram os seus caminhos.
Contudo, o tempo passa (e como o tempo parece, para muitos, um grande inimigo! Sábio o ditado: “Com o tempo, sabemos quem é quem!”) - e nos deparamos com as seguintes palavras:

“E falando-lhe alguns a respeito do templo, como estava ornado de formosas pedras e dádivas, disse ele: Quanto a isto que vedes, dias virão em que não se deixará aqui pedra sobre pedra, que não seja derribada.” (Lucas 21:5-6)

E A NOSSA MÁQUINA DO TEMPO CONTINUA

Ano: Entre 66 e 70 d.C. De acordo com o Rabino Joseph Telushkin, em 66 d.C., os judeus revoltaram-se contra Roma (governo em Jerusalém naquela época) e venceram o enorme império romano em uma batalha decisiva.

Contudo, esta vitória trouxe grandes derrotas. Quando o exército com 60.000 homens romanos voltaram e souberam da notícia, saquearam a terra de Israel e a cidade de Jerusalém.

Como se não fosse pouco, tocaram fogo no templo do Senhor, restando apenas o Muro Ocidental (HaKotel), conhecido atualmente como o Muro das Lamentações.

Não seria este mesmo povo o qual Jesus amorosamente disse que queria reunir seus filhos, assim como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo de suas asas?

"Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que a ti são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta a sua ninhada debaixo das asas, e não quiseste!" (Lucas 13:34)

Jerusalém, porém, não o quis. O povo decidiu voltar para si mesmo, andar segundo o seu caminho, rejeitar os ensinamentos do Senhor.

Hoje, apesar de não existir um templo como o que fora construído por Salomão e Zorobabel, ainda assim o Senhor nos chama a reconstruír o templo. O clamor proferido por Ageu ainda ressoa nos dias atual.

Ele nos chama a considerar onde os nossos caminhos nos levaram; a fazer caminhos retos para os nossos pés, “para que o manco não se desvie, antes, seja curado” (Hebreus 12:13)

Quando ordenado à construir o tabernáculo, Moisés recebeu a cautela de construí-lo exatamente como o Senhor dissera, pois este seria uma simples manifestação de uma habitação que, na realidade, era uma cópia daquilo que estava nos céus

"Os quais servem àquilo que é figura e sombra das coisas celestiais, como Moisés foi divinamente avisado, quando estava para construir o tabernáculo; porque lhe foi dito: Olha, faze conforme o modelo que no monte se te mostrou." (Hebreus 8:5)

"Atenta, pois, que os faças conforme o seu modelo, que te foi mostrado no monte." (Êxodo 25:40)

O tabernáculo lembraria diariamente que o Senhor era único e verdadeiro Deus e que estava com o povo.

Mas mesmo assim, o povo desviou-se; esqueceu o seu Libertador; andou em caminhos tortuosos e impuros. Somente por meio de alguém que Deus curaria a amnésia espiritual do seu povo. Este alguém foi Jesus Cristo.

EM CRISTO, DEUS CONSTITUIU UM SUMO SACERDOTE PARA SEMPRE, COM UM SÓ SACRÍFICIO

Onde existe um sumo sacerdote, existe também um templo e uma nova aliança. E essa nova aliança, Deus declara: “Porei minhas leis em sua mente e as escreverei em seu coração. Serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.” (Hebreus 8:10b)

Paulo, explicando ao coríntios acerca da ressurreição dos corpos, declara que:

“Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade. Mas, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrito: Tragada foi a morte na vitória." (1 Coríntios 15:53-54)

Hoje habitamos em um templo (nosso corpo, pois nós somos a igreja) corruptível e mortal. Mas quando Cristo voltar, habitaremos não mais neste templo passageiro, mas em um segundo templo. Incorruptível. Imortal.

“Quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá.” (1 Coríntios 13:10)

CONSIDEREMOS OS NOSSOS PASSOS:

Onde eles nos tem levados? Que caminhos e ensinamentos temos ingerido? Os temos praticados? Os temos divididos com alguém? Será que alguém será um segundo templo por nossa causa? É nossa conduta pura? Estamos obedecendo? Estamos a conhecer diariamente o nosso Deus e o Seu caminho, ou vivemos como o povo da época de Salomão e de Zorobabel?

POR ÚLTIMO, CONSIDEREMOS O TEMPO

Será que perseveraremos até o dia em que formos ou Cristo voltar, para que troquemos nosso primeiro templo pelo segundo?

“Pela vossa perseverança ganhareis as vossas almas.” (Lucas 21:19)

EM TODOS OS MOMENTOS

Principalmente nos tristes, e nos que levam-nos a desistir da caminhada com Cristo e a levar outros conosco nesta caminhada –, lembremos dos templos construídos por Salomão e Zorobabel, do corpo atual e do novo corpo.

Pois “A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos.” (Ageu 2:9 a)
 
COMO SER SANTO?

“Pois está escrito: Sejam santos porque eu sou santo.” (1 Pedro 1:16 )

QUEM VERDADEIRAMENTE AMA A DEUS DESEJA SER SANTO

Santidade significa estar separado para Deus. Um estado de santidade resulta em uma conduta diferente para aqueles que estão separados, por isso digo que: "O cristão não é um pecador tentando ser santo, somos santos tentando não pecar."

O Senhor nos ensina a fazer certas as coisas, mas Ele também nos dá a habilidade para fazermos o que Ele nos pede.

Lutamos e batalhamos quando tentamos fazer o que Ele quer que façamos, na nossa própria força, em vez de clamarmos por Sua força através de nossa fé.

A SEMENTE DA SANTIDADE É PLANTADA EM NÓS NO NOVO NASCIMENTO

À medida que trabalhamos com o Espírito Santo e regamos esta semente com a Palavra de Deus e nossa obediência, começamos a ver mudanças positivas em nossa conduta e em todas as outras áreas de nossa vida.

Muitos cristãos passam a maior parte de sua vida esperando verem-se transformados antes de crerem em alguma coisa positiva a respeito deles mesmos. Mas a boa notícia é que Deus vê o nosso coração. Temos o desejo de fazer o que é certo porque Ele nos deu um novo coração e colocou Seu Espírito em nós.

Quando começamos a crer naquilo que a Palavra diz sobre nossas vidas mais do que o vemos ou fazemos, então o nosso caráter começa a ser transformado rápida e drásticamente.

"Pois, tantas quantas forem as promessas de Deus, nele está o sim; portanto é por ele o amém, para glória de Deus por nosso intermédio." (2 Coríntios 1:20)
 



www.casadosenhor.com.br

Este estudo lhe edificou? Compartilhe!

Mais Estudos

Viva em União!

Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre. Salmos 133:1-3


Conecte-se conosco

Este trabalho é totalmente voluntário!

Precisamos de sua ajuda para manter este trabalho no ar.

"E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui." Gálatas 6:6

Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossa Política de Cookies.