Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; II Timóteo 3:16

ÂNIMO DOBRE

ÂNIMO DOBRE
Leitura estimada 7 min

DEMAS - UM HOMEM DE ÂNIMO DOBRE

 

Um seguidor de Jesus cooperador de Paulo.

"Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica" 2 Timóteo 4:10.

 

Quando se perde o amor por Jesus, e ao evangelho, se torna sem brilho.  Não há mais fervor em crer nas escrituras, a oração já não faz mais sentido, minha vida espiritual virou uma rotina a ser cumprida, já não há mais fervor pelas coisas de Deus e se decepcionou com o evangelho...

 

Homem de ânimo dobre.

“Não suponha esse homem que alcançará do senhor alguma coisa”; “homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos”. Tiago 1.7,8

 

Ânimo dobre:  homem que age de duas maneiras, é agir como espiritual e ao mesmo tempo como carnal.

Duplicidade:  de duplo ânimo, hipocrisia, falsidade.

 

SE AMARMOS MAIS O PRESENTE SÉCULO DO QUE A JESUS, SAIBA O QUE ACONTECE. 

 

Demas foi citado por Paulo como cooperador, mas ele se decepcionou com evangelho e foi amar o mundo.

 

"E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo." (Lucas 8:12)

 

Satanás tem preparado estratégias cada vez maiores, é como criar um antibiótico para eliminar infecção, e com tempo vai perdendo o efeito, se tornando imune. Ele faz com que as bactérias do pecado, fiquem mais resistente aos medicamentos. Então é preciso fortificar o antibiótico!

 

Satanás incita o homem a ficar mais desobediente, e resistente contra o evangelho.

"Disse: ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perturbar os retos caminhos do senhor?" (Atos 13:10)

 

AS ESTRATÉGIAS DO DIABO NÃO PARAM

 

Depois da queda, o homem foi despido da glória de Deus, que habitava dentro do seu interior - ele tinha vida.

 

Deus fez vestiduras exteriores, porque o homem se encontrava nu, para se proteger da sua nudez.

 

O Espírito de Deus orientava o homem no caminho em que devia andar, mas satanás inflamou o coração dos homens, por seus prazeres, que fez Deus destruir o mundo antigo.

 

“Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.

Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama.

E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.

Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.

E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.

Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor”.

Gênesis 6:3-8

 

Deus começa na vida de Noé e sua família, uma nova geração, mas novamente o homem é inflamado pelo pecado e as ações de satanás.

 

Escolheu um homem chamado Abrão, para gerar uma nova nação. No qual Deus agiu tremendamente no meio do seu povo. E através de Moisés, criou a lei, como um aio, para leva-los até Jesus.

De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. Gálatas 3:24

 

Mas a imperfeição humana, inflamada por satanás, sempre desviava dos caminhos de Deus.

 

Deus enviou o que é mais precioso: seu Filho para que todo que nEle crer tenha vida.

Mesmo com o poder do Sangue de Jesus para salvar o homem, satanás não para de agir e criar resistência, para o homem não ser curado, e voltar a Deus.

 

Então ele usa a resistência da liberdade que homem tem: de ser livre, escolher fazer o que quiser com sua vida, livres para tudo, sexo, desobediente ao pais, insubmissos em tudo, com desrespeito às autoridades, amantes de si próprio, entregam seus corpos as vaidades da carne, e fazem todo tipo de torpeza.

 

Satanás cria a resistência, ter uma aversão ao evangelho e a Jesus.

 

Todo aquele que precisa ser curado do pecado, satanás faz sentir mal, a ter raiva, ira, desprezo.

 

Muitos estão na igreja como Demas, mas quando satanás inflama em seus corações, dizendo:

 

- Que vantagem você tem em servir a Jesus? Só luta, só prova, olha o mundo, todos são livres, fazem o que querem, se divertem, gozam a vida, ganham quanto querem... Satanás inflama seus corações a não ter nenhum prazer nas coisas de Deus; quer tornar comum, sem valor o poder e glória de Deus.

 

Ele tem trabalhado intensamente, para destruir o maior número de almas com suas estratégias. Criando resistência cada dia maiores para desviar o homem do verdadeiro caminho.

 

Então seja sábio, fortaleça a dose da oração, da comunhão, do revestimento espiritual, para que não tenha uma recaída.

O doente quando curado, fica precavido para fazer certas coisas, para a doença não voltar. Precisamos nos afastar daquilo que pode nos fazer cair, o mundo, as amizades, os prazeres, as concupiscências, as cobiças, e as decepções com a vida e pessoas.

 

Não deixe nada te tirar da Presença de Deus.

 

A infecção da ingratidão precisa ser curada com gratidão.

Seja grato a Deus por tudo, Deus não quer que homem se perca, Ele tem colocado a salvação no seu caminho. 

 

Não seja como Demas ingrato, desprezando a glória da salvação.

 

"E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo, e satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. E eles o venceram pelo sangue do cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte." (Apocalipse 12:9-11)

 

Quando os irmãos andam na gratidão, tem prazer de receber, atender, há um esforço para manter a unidade da fé; são hospitaleiros, sempre prontos a compartilhar, tem desejo de se comunicar com santos. Somos uma só igreja, um só corpo.

 

Pai, em nome de Jesus nos fortaleça contra todas as astutas ciladas do inimigo e abençoe a cada irmão em nome de Jesus.

 

Pastor Carlos Alberto Daniluski

Radio Web Nova Vida -  www.casadosenhor.com.br



www.casadosenhor.com.br

Este estudo lhe edificou? Compartilhe!

Mais Estudos

Viva em União!

Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre. Salmos 133:1-3


Conecte-se conosco

Este trabalho é totalmente voluntário!

Precisamos de sua ajuda para manter este trabalho no ar.

"E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui." Gálatas 6:6

Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossa Política de Cookies.