As Astutas Ciladas do Diabo

 

AS ASTUTAS CILADAS DO DIABO

 

Na vida cristã há uma contínua batalha espiritual contras as forças espirituais do mal, e somente em Jesus Cristo, "Sua Pessoa e obra", há vitória para todo o que n'Ele verdadeiramente crê.

"No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.

Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos." (Efésios 6:10-18)

A ausência do temor a Deus, a perda de princípios morais absoluto, a aceitação do pecado, o fracasso no lar, o desrespeito pela autoridade, a ansiedade, o ódio e o desespero, eis os sinais de uma cultura decadente.

No hemisfério ocidental, já estamos vendo sociedades traumatizadas, abaladas por guerras, escândalos, inflação, profundamente cansadas de materialismo, todas elas desencantadas com a religião sem vida.

Milhares e milhares de pessoas se voltam para o esotérico e o ocultismo, com o culto satânico, o controle da mente, a astrologia e outros sortilégios que o diabo utiliza para induzir os homens a se desviarem da verdade.

É justo procurar respostas e soluções, mas é preciso fazê-lo no lugar certo, e esse lugar é nosso Senhor Jesus Cristo, que nos pode trazer liberdade e renovação espiritual.

Precisamos diariamente orar pelos nossos lares (cônjuges, filhos, pais, etc.) na certeza de que precisamos dos recursos divinos para vivermos vitoriosamente em Cristo.

Nossa luta não é contra "carne e sangue", mas é uma batalha espiritual, e nesta batalha precisamos conhecer:

I. A realidade dos dois reinos: "O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor." (Colossenses 1:13)

1. O Reino das "trevas": Reino sob o poder do Diabo e dos seus anjos.

"Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência." (Efésios 2:2)

"...  Mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais." (Efésios 6:12)

2. O Reino da "luz": Reino sob o domínio de Deus e Sua palavra.

"Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no SENHOR; andai como filhos da luz (Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade)." (Efésios 5:8-9)

Onde o evangelho de Jesus Cristo é anunciado, crido e vivido alí temos a presença do Reino de Deus.

II. A Realidade do inimigo:

"Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais." (Efésios 6:11-12)

"A nossa luta não é contra seres humanos, mas contra realidades cósmicas; nossos inimigos não são humanos mas demoníacos."

A "luta" enfatiza a realidade do combate "corpo a corpo".
São forças poderosas, malignas e astutas.

O INIMIGO AGE NO ÂMBITO DA MENTE, DA EXPERIÊNCIA E DA CONDUTA OU PRÁTICA

Estou certo de que uma das principais causas das más condutas da igreja hoje é o fato de que o diabo está sendo esquecido. Tudo é atribuído a nós mesmos; todos nós temos chegado a ser por demais psicológicos em nossas atitudes e pensamentos.

Ignoramos este grande fato objetivo, "a existência do diabo", o adversário, o acusador, com seus dardos inflamados.

Há igrejas onde o diabo é o foco, há outras onde ele é esquecido.

Jesus Cristo deve ser o nosso foco, mas o inimigo jamais deve ser ignorado.

"Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a  quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo." (1 Pedro 5:8-9)

“O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar“

O Diabo (a serpente), frisando a prática de acusar:

  • Deus perante os homens: "ORA, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal." (Gênesis 3:1-5)
  • O homem perante Deus: "Então respondeu Satanás ao SENHOR, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde? Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra." (Jó 1:9-10)

Conforme Paulo em 2 Coríntios capítulo 2 verso 11 Satanás tem planos, tem estratégias, para nos derrotar e não podemos ignorar esta realidade espiritual - "Porque não ignoramos os seus ardis."

Leiamos algumas passagens bíblicas que nos descrevem características, modos de agir e intenções do Diabo, o nosso inimigo:

1) Ele engana:

"E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele." (Apocalipse 12:9)

2) Ele acusa:

"Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte." (Apocalipse 12:9-11)

3) Ele tenta:  

"ENTÃO foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo." (Mateus 4:1)

4) Ele causa confusão:

"E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente, é o Filho do homem; O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno; o inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes." (Mateus 13:37-42)

5) Ele arrebata a palavra do coração:

"E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo." (Lucas 8:12)

6) Ele é o pai da mentira:

"Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. Mas, porque vos digo a verdade, não me credes." (João 8:44-45)

7) Ele oprime e escraviza:

"Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele." (Atos 10:38)

"Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade. E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos." (2 Timóteo 2:25-26)

"E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; e livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão." (Hebreus 2:14-15)

8) Ele perverte os caminhos do Senhor:

"Disse: Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor?" (Atos 13:10)

Mas, quando falarmos sobre a "armadura de Deus", em Cristo Jesus não devemos temer o inimigo, mas vivermos certos de que ele já foi derrotado e maior é o poder que está em nós.

VIVAMOS EM CONSTANTE VIGILÂNCIA E PERSEVERANÇA NO ESPÍRITO

"E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte." (Apocalipse 12:9-11)

"Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo. E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá. A ele seja a glória e o poderio para todo o sempre. Amém." (1 Pedro 5:8-11)

 

Número de visualizações 48218

Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossa Política de Cookies.