As Atitudes Certas e Erradas Na Hora Difícil

 

AS ATITUDES CERTAS E ERRADAS NA HORA DIFÍCIL

 

Luta, dificuldade, dor, problemas, são coisas que acontecem a todos, justos, ímpios, pobres e ricos, em todas as raças em todos os lugares e, nós, ficamos fazendo muitas perguntas sem respostas até que nossa mente se enche de confusão chegando muitas vezes a ponto de culparmos a Deus e nos afastarmos d’Ele.

Tiago na sua carta está abordando o problema dos crentes que sofrem, mas ele não se preocupa em explicar porque sofremos, e sim em nos ensinar atitudes espiritualmente sadias que nos ajudarão a vencer os problemas.

Qual a origem do nosso sofrimento?  Ou porque ele chega até nós?

1 - Por causa do pecado original – E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida. Ela te produzirá espinhos e abrolhos; e comerás das ervas do campo.” (Gênesis 3:17-18)

“Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada. Porque a criação aguarda com ardente expectativa a revelação dos filhos de Deus.

Porquanto a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que também a própria criação há de ser liberta do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação, conjuntamente, geme e está com dores de parto até agora; e não só ela, mas até nós, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, aguardando a nossa adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. Porque na esperança fomos salvos.

Ora, a esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.” (Romanos 8:18-25)

2 - Por causa da lei da semeadura – “E o que está sendo instruído na palavra, faça participante em todas as boas coisas aquele que o instrui. Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará.

Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, pois a seu tempo colheremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos oportunidade, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.” (Gálatas 6:6-10)

3 - Por causa de ataques de satanás, (Lembre-se de Jó) – O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (João 10:10)

“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo.” (Efésios 6:11)

“Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes.” (Efésios 6:13)

“Tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.” (Efésios 6:16)

4 - Por causa da necessidade de disciplina – “Ainda não resististes até o sangue, combatendo contra o pecado; e já vos esquecestes da exortação que vos admoesta como a filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, nem te desanimes quando por ele és repreendido; pois o Senhor corrige ao que ama, e açoita a todo o que recebe por filho. É para disciplina que sofreis; Deus vos trata como a filhos; pois qual é o filho a quem o pai não corrija?

Mas, se estais sem disciplina, da qual todos se têm tornado participantes, sois então bastardos, e não filhos. Além disto, tínhamos os nossos pais humanos, que nos disciplinavam e os respeitávamos; quanto mais não devemos nos submeter ao Pai espiritual para vivermos?

Pois aqueles por pouco tempo nos corrigiam como bem lhes parecia, mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade. Na verdade, nenhuma correção parece no momento ser motivo de gozo, porém de tristeza; mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos que por ele têm sido exercitados.

Portanto levantai as mãos cansadas, e os joelhos vacilantes, e fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que é manco não se desvie, antes seja curado.” (Hebreus 12:4-13)

As quatro atitudes certas na hora das dificuldades: Tiago 1:1-12

"Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa, homem vacilante que é, e inconstante em todos os seus caminhos.

Mas o irmão de condição humilde glorie-se na sua exaltação, e o rico no seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva. Pois o sol se levanta em seu ardor e faz secar a erva; a sua flor cai e a beleza do seu aspecto perece; assim murchará também o rico em seus caminhos.” (Tiago 1:6-11)

1) ALEGRIA:

“Meus irmãos, tende por motivo de grande alegria o fato de passardes por diversas provações.” (Tiago 1:2)

“Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai- vos.” (Filipenses 4:4)

“O coração alegre serve de bom remédio; mas o espírito abatido seca os ossos.” (Provérbios 17:22)

 2) FÉ: Tomar atitude de manter a fé funcionando.

“Sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança.” (Tiago 1:3)

“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa os que o buscam.” (Hebreus 11:6)

 3) PERSEVERANÇA: Deixar as rédeas nas mãos do Senhor.

“Ora, a perseverança deve ter ação completa, a fim de que sejais maduros e íntegros, não tendo falta de nada.” (Tiago 1:4)

4) SABEDORIA: A forma certa de alcançar um objetivo.

“Se, pois, algum de vós precisa de sabedoria, peça a Deus, que, sem reprovar, a todos dá livremente e lhe será concedida.” (Tiago 1:5)

 As quatro atitudes erradas na hora das dificuldades:

 1 – INCREDULIDADE: “Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa.” (Tiago 1:6-7)

“Sem fé é impossível agradar a Deus ...” (Hebreus 11:6)

 2 – DUPLICIDADE, ânimo dobre: Mente dividida e instável em tudo o que faz - Homem vacilante que é, e inconstante em todos os seus caminhos.” (Tiago 1:8)

 3 - AUTO-ESTIMA BAIXA, complexo de inferioridade: Mas o irmão de condição humilde glorie-se na sua exaltação.” (Tiago 1:9)

 4 - ORGULHO, complexo de superioridade: E o rico no seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva. Pois o sol se levanta em seu ardor e faz secar a erva; a sua flor cai e a beleza do seu aspecto perece; assim murchará também o rico em seus caminhos.” (Tiago 1:10-11)

Tiago conclui o assunto das atitudes certas e erradas na tribulação, mostrando que Deus tem duas formas de recompensar aqueles que continuam fiéis mesmo no meio das dificuldades e tribulações.

 Veja as duas formas de Deus recompensar:

“Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam.” (Tiago 1:12)

1) São bem aventurados ou felizes: “Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado ...”

Feliz porque pode ter uma vida emocional em paz mesmo no meio das dificuldades, e isto fará uma enorme diferença, porque...

 2) Receberá a coroa da vida: “... Receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam.”

Mais importante que o presente é a certeza do futuro em Cristo Jesus. Com Ele temos a salvação eterna e qualidade de vida no presente.

Faça hoje, sua opção por Jesus.

 

Número de visualizações 22288

Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossa Política de Cookies.