Alma e Espírito

 

ALMA E ESPÍRITO

 

ALMA: O Termo "ALMA" representa o hebraico "nephesh", que em muitas outras passagens se traduz por “VIDA” ou "CRIATURA".

Usa-se esse vocábulo a respeito:

DE UM SER VIVO:

"Mas o incircunciso, que não se circuncidar na carne do prepúcio, essa alma será extirpada do seu povo; violou o meu pacto." (Gênesis 17:14)

"Mas o homem que, estando limpo e não se achando em viagem, deixar de celebrar a páscoa, essa alma será extirpada do seu povo; porquanto não ofereceu a oferta do Senhor a seu tempo determinado, tal homem levará o seu pecado." (Números 9:13)

DOS ANIMAIS, COMO CRIATURAS:

"Da terra formou, pois, o Senhor Deus todos os animais o campo e todas as aves do céu, e os trouxe ao homem, para ver como lhes chamaria; e tudo o que o homem chamou a todo ser vivente, isso foi o seu nome." (Gênesis 2:19)

"Então me lembrarei do meu pacto, que está entre mim e vós e todo ser vivente de toda a carne; e as águas não se tornarão mais em dilúvio para destruir toda a carne." (Gênesis 9:15)

E DA ALMA COMO SUBSTÂCIA DISTINTA DO CORPO:

"Então Raquel, ao sair-lhe a alma (porque morreu), chamou ao filho Benôni; mas seu pai chamou-lhe Benjamim." (Gênesis 35:18)

DA VIDA ANIMAL:

"E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente." (Gênesis 2:7)

Nota-se a aparente identificação com o sangue.

"Pois, quanto à vida de toda a carne, o seu sangue é uma e a mesma coisa com a sua vida; por isso eu disse aos filhos de Israel: Não comereis o sangue de nenhuma carne, porque a vida de toda a carne é o seu sangue; qualquer que o comer será extirpado." (Levítico 17:14)

"Tão-somente guarda-te de comeres o sangue; pois o sangue é a vida; pelo que não comerás a vida com a carne." (Deuteronômio 12:23)

Da alma como sede dos afetos, sensações e paixões, sendo suscetível:

  • De angústia: "Então disseram uns aos outros: Nós, na verdade, somos culpados no tocante a nosso irmão, porquanto vimos a angústia da sua alma, quando nos rogava, e não o quisemos atender; é por isso que vem sobre nós esta angústia." (Gênesis 42:21)
  • De aflição: "Também isto vos será por estatuto perpétuo: no sétimo mês, aos dez do mês, afligireis as vossas almas, e não fareis trabalho algum, nem o natural nem o estrangeiro que peregrina entre vos." (Levítico 16:29)
  • De desanimo:"E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito, para morrermos no deserto? pois aqui não há pão e não há água: e a nossa alma tem fastio deste miserável pão." (Números 21:5)
  • De desejo: "E aquele dinheiro darás por tudo o que desejares, por bois, por ovelhas, por vinho, por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; comerás ali perante o Senhor teu Deus, e te regozijarás, tu e a tua casa." (Deuteronômio 14:26)
  • De aborrecimento: "A sua alma aborreceu toda sorte de comida, e eles chegaram até as portas da morte." (SaImos 107:18)

Sendo, também, capaz de comunicação com Deus:

  • Como vinda Dele: "Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá." (Ezequiel 18:4)
  • Desejando-O: "Como o cervo anseia pelas correntes das águas, assim a minha alma anseia por ti, ó Deus!" (SaImos 42:1) - "Minha alma te deseja de noite; sim, o meu espírito, dentro de mim, diligentemente te busca; porque, quando os teus juízos estão na terra, os moradores do mundo aprendem justiça." (Isaías 26:9)
  • Regozijando-se Nele: "Então minha alma se regozijará no Senhor; exultará na sua salvação." (SaImos 35:9) - "Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegrará no meu Deus, porque me vestiu de vestes de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como noivo que se adorna com uma grinalda, e como noiva que se enfeita com as suas jóias." (Isaías 61:10)
  • Confiando Nele: "Compadece-te de mim, ó Deus, compadece-te de mim, pois em ti se refugia a minha alma; à sombra das tuas asas me refugiarei, até que passem as calamidades." (Salmos 57:1)
  • Adorando-O: "Alegra a alma do teu servo, pois a ti, Senhor, elevo a minha alma." (SaImos 86:4) - "Bendize, ó minha alma, ao Senhor! Senhor, Deus meu, tu és magnificentíssimo! Estás vestido de honra e de majestade." (Salmos 104:1)

Mas pecando contra Deus e fazendo mal a si própria (alma):

"Agora, pois, assim diz o Senhor, Deus dos exércitos, Deus de Israel: Por que fazeis vós tão grande mal contra vós mesmos, para desarraigardes o homem e a mulher, a criança e o que mama, dentre vós, do meio de Judá, a fim de não vos deixardes ali resto algum." (Jeremias 44:7)

"Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá." (Ezequiel 18:4)

"Agradar-se-á o Senhor de milhares de carneiros, ou de miríades de ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto das minhas entranhas pelo pecado da minha alma?" (Miquéias 6:7)

No Novo Testamento é o termo “alma" a tradução do grego “psyché”, que, como nephesh, é muitas vezes traduzido por “vida”.

USA-SE ACERCA DO HOMEM INDIVIDUAL

"De sorte que foram batizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas." (Atos 2:41)

"Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus." (Romanos 13:1)

"Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava, nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas, isto é, oito almas se salvaram através da água." (1 Pedro 3:20)

DA VIDA ANIMAL SENSITIVA, COM AS SUAS PAIXÕES E DESEJOS, DISTINGUINDO-SE:

  • Do corpo: "E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo." (Mateus 10:28)
  • Do espírito: "Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor." (Lucas 1:46) - "E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo." (1 Tessalonicenses 5:23) - "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." (Hebreus 4:12)

A ALMA É SUSCETÍVEL:

  • De perder-se: "Pois que aproveita ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? ou que dará o homem em troca da sua vida?" (Mateus 16:26)
  • De ser salva: "Nós, porém, não somos daqueles que recuam para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma." (Hebreus 10:39) - "Pelo que, despojando-vos de toda sorte de imundícia e de todo vestígio do mal, recebei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas." (Tiago 1:21)
  • E de existir depois da separação do corpo: "E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo." (Mateus 10:28) - "Quando abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que deram." (Apocalipse 6:9) - "Então vi uns tronos; e aos que se assentaram sobre eles foi dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na fronte nem nas mãos; e reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos." (Apocalipse 20:4)

 

ESPÍRITO: A palavra “ESPÍRITO” no Antigo Testamento, com duas exceções, uma tradução do termo hebraicoruach, que também tem a sua significação literal de “VENTO” (Gênesis 8:1).

Sendo em muitas passagens traduzido por “sopro”, com aplicação ao ar respirado:

"Deixai-vos pois do homem cujo fôlego está no seu nariz; porque em que se deve ele estimar?" (Isaías 2:22)

E à frase “fôlego de vida”:

"Porque eis que eu trago o dilúvio sobre a terra, para destruir, de debaixo do céu, toda a carne em que há espírito de vida; tudo o que há na terra expirará." (Gênesis 6:17)

"Entraram para junto de Noé na arca, dois a dois de toda a carne em que havia espírito de vida." (Gênesis 7:15)

"Escondes o teu rosto, e ficam perturbados; se lhes tiras a respiração, morrem, e voltam para o seu pó." (Salmos 104:29)

"E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles fôlego." (Ezequiel 37:8)

Deste modo é naturalmente empregada a palavra acerca do principio vital, o principio da vida animal (anirna, psyché).

QUER SE TRATE DE HOMENS OU DE ANIMAIS:

(“fôlego”, Eclesiastes 3:19); de homens (Gênesis 45:27; Números 16:22; Jó 10:12; SaImos 104:29; Eclesiastes 12:7);

"À Senhor por estas coisas vivem os homens, e inteiramente nelas está a vida do meu espírito; portanto restabelece-me, e faze-me viver." (Isaías 38:16)

"Pois eu não contenderei para sempre, nem continuamente ficarei irado; porque de mim procede o espírito, bem como o fôlego da vida que eu criei." (Isaías 57:16) 

Noutras passagens refere-se ao principio espiritual ou à alma racional (anomus, pneuma).

Neste sentido é o espírito a sede das sensações e das emoções; ele é:

  • Altivo: "A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda." (Provérbios 16:18)
  • Atribulado: "Mas Ana respondeu: Não, Senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; não bebi vinho nem bebida forte, porém derramei a minha alma perante o Senhor." (1 Samuel 1:15)
  • Humilde: "Melhor é ser humilde de espírito com os mansos, do que repartir o despojo com os soberbos." (Provérbios 16:19)

Tornam-se nele subjetivas as graças divinas:

"Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável." (Salmos 51:10)

"E lhes darei um só coração, e porei dentro deles um novo espírito; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne." (Ezequiel 11:19)

"Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne." (Ezequiel 36:26)

No Novo Testamento, o espírito (pneuma ), como faculdade divinamente concedida, pela qual o homem pode pôr-se em comunhão com Deus, distingue-se do aos próprio caráter natural (psyché);

Veja-se especialmente:

"Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus. Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus; as quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais.

Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido. Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo." (1 Coríntios 2:10 -16)

A Bíblia claramente faz supor a existência do espírito, separado do corpo:

"Mas eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espírito. Ele, porém, lhes disse: Por que estais perturbados? e por que surgem dúvidas em vossos corações? Olhai as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede; porque um espírito não tem carne nem ossos, como percebeis que eu tenho." (Lucas 24:37-39) 

"À universal assembléia e igreja dos primogênitos inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados." (Hebreus 12:23)

 

Número de visualizações 42089

Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossa Política de Cookies.