Alcançando A Fé Preciosa

 

ALCANÇANDO A FÉ PRECIOSA

 

"Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo:

Graça e paz vos sejam multiplicadas no pleno conhecimento de Deus e de Jesus nosso Senhor; visto como o seu divino poder nos tem dado tudo o que diz respeito à vida e à piedade, pelo pleno conhecimento daquele que nos chamou por sua própria glória e virtude; pelas quais ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.

E por isso mesmo vós, empregando toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, e à ciência o domínio próprio, e ao domínio próprio a perseverança, e à perseverança a piedade, e à piedade a fraternidade, e à fraternidade o amor. Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, elas não vos deixarão ociosos nem infrutíferos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.

Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, vendo somente o que está perto, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados." (2 Pedro 1:1-9)

  – Alcançar Fé preciosa –

Pedro relata uma diferença entre a fé comum e uma outra chamada fé preciosa, a Palavra nos diz em Romanos cap 12 verso 13 que Deus repartiu uma medida de fé para cada um, mas Pedro fala sobre uma fé alcançada chamada de preciosa.

Não obtemos várias "fés" (Por exemplo, ter fé para cura mas não ter fé para uma crise financeira) e sim uma única fé fortalecida no próprio conhecimento da Palavra de Deus, que funciona de maneira igual para todas as ocasiões, conforme está em Romanos cap 10 verso 17:

"Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo."

– Graça e Paz multiplicada –

GRAÇA É O FAVOR IMERECIDO DE DEUS, PODEMOS DIZER TAMBÉM QUE SIGNIFICA DEUS AGINDO

Não devemos usar de vários meios (trocas, compras, barganhas...) para obter a paz e a ação de Deus em nossas vidas, apenas o conhecimento de Deus e do nosso Senhor Jesus Cristo.

Até aqui podemos observar também que a combinação dos atributos de Deus gera um poder inestimável, a combinação da Fé com a Graça produz a força da Salvação:

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus." (Efésios 2:8)

– Deus nos deu tudo que diz respeito à vida e a piedade –

PELO CONHECIMENTO DE DEUS CONSEGUIMOS DESFRUTAR A VIDA ABUNDANTE QUE CRISTO OFERECE

"O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância." (João 10:10)

Pois através de Cristo Jesus todas as nossas necessidades são supridas (VIDA) e por meio de Jesus Cristo conseguimos oferecer sacrifícios espirituais a Deus (PIEDADE):

"Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo." (1 Pedro 2:5)

– Grandíssimas e preciosas promessas –

O ALVO DE DEUS É NOS FAZER PARTICIPANTES DE SUA NATUREZA

Ele é Deus de fé e deseja que vivamos como Ele, pela fé:

"Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele." (Hebreus 10:38)

– Acrescentai à vossa fé –

Atributos que tornam a nossa fé "Preciosa".

– Não ficarão ociosos nem infrutíferos –

A IDENTIDADE DO CRISTÃO É REVELADA PELOS FRUTOS QUE ELE DÁ

À medida em que crescemos no conhecimento do nosso Senhor Jesus Cristo é impossível ficar parados, pois a Palavra é desafiadora em todo instante:

"Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." (João 15:5)

– Pois aquele em quem não há estas coisas é cego –

SE HOUVER FALTA DOS ATRIBUTOS DIVINOS EM NOSSAS VIDAS, COMEÇA UMA SEQÜÊNCIA DE QUEDAS

Logo nos tornamos infrutíferos, sem a revelação de Deus e da Sua vontade, procurando respostas em nossa própria capacidade humana e por fim anulamos a obra da graça, tornando a viver debaixo da escravidão do pecado.

"Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte." (Provérbios 14:12)

– Acrescentai à vossa fé:

1) Virtude: – Prática do bem, manifestação do poder de Deus para:
 

  • Curar: "E aconteceu que, num daqueles dias, estava ensinando, e estavam ali assentados fariseus e doutores da lei, que tinham vindo de todas as aldeias da Galiléia, e da Judéia, e de Jerusalém. E a virtude do Senhor estava com ele para curar." (Lucas 5:17)
     
  • Preparar o povo: "E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto." (Lucas 1:17)
  • Dar autoridade sobre demônios: "E, CONVOCANDO os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, para curarem enfermidades." (Lucas 9:1)
  • Testemunhar: "Mas recebereis a virtude (Poder) do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra." (Atos 1:8)


2) Ciência/Conhecimento: – Adquirir habilidade para o bom desempenho das atividades:

  • Serviço: "E o enchi do espírito de Deus, no tocante à sabedoria, ao entendimento, à ciência e a todo ofício, para inventar obras artísticas, e trabalhar em ouro, em prata e em bronze, e em lavramento de pedras para engastar, e em entalhadura de madeira, enfim para trabalhar em todo ofício." (Êxodo 31:3-5)
  • Temor: "O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução." (Provérbios 1:7)
  • Prudência: "Em tudo o homem prudente procede com conhecimento; mas o tolo espraia a sua insensatez." (Provérbios 13:16)
  • Perfil do novo homem: "E vos vestistes do novo, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou." (Colossenses 3:10)


3) Temperança: – Ser controlado, moderado, viver nos limites normais, saber refrear as paixões:

  • Fruto do Espírito: "Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança." (Gálatas 5:22)
  • Demonstração de caráter: "Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento." (1Timóteo 3:3) - "Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante." (Tito 1:8)

4) Paciência: – Capacidade de permanecer inabalável perante problemas:

  • Não é somente esperar: "ESPEREI com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor." (Salmos 40:1)
  • Domínio próprio: "Pela vossa perseverança ganhareis as vossas almas." (Lucas 21:19)
  • Obtém promessas: "Porque, quando Deus fez a promessa a Abraão, visto que não tinha outro maior por quem jurar, jurou por si mesmo,dizendo: Certamente te abençoarei, e grandemente te multiplicarei. E assim, tendo Abraão esperado com paciência, alcançou a promessa." (Hebreus 6:13-15)
  • Agrada à Deus: "Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos. E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste." (Apocaçipse 2:2-3)


5) Piedade: – Verdadeira religião, nossa comunhão com Deus:

  • Falar com Deus: "Ouve, SENHOR, a minha voz quando clamo; tem também piedade de mim, e responde-me. Quando tu disseste: Buscai o meu rosto; o meu coração disse a ti: O teu rosto, SENHOR, buscarei." (Salmos 27:7-8)
  • Obra de Jesus: "E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória." (1Timóteo 3:16)
  • Verdadeira religião: "Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade." (1Timóteo 6:3)

 

6) Amor Fraternal: – Amor ao próximo, honrar, estimar:

  • "Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros." (Romanos 12:10)
  • "Quanto, porém, ao amor fraternal, não necessitais de que vos escreva, visto que vós mesmos estais instruídos por Deus que vos ameis uns aos outros."(1Tessalonicenses 4:9)
  • "PERMANEÇA o amor fraternal." (Hebreus 13:1)
  • "Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro." (1 Pedro 1:22)
  • "Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai ao rei." (1 Pedro 2:17)
  • "E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade." (2 Pedro 1:7)

 

7) Caridade: – Ato de perdoar, reconsiderar alguém, Deus age com caridade, por meio de Sua misericórdia:

"Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete." (Mateus 18:21-22)

"Não te lembres dos pecados da minha mocidade, nem das minhas transgressões; mas segundo a tua misericórdia, lembra-te de mim, por tua bondade, SENHOR." (Salmos 25:7)

 

Número de visualizações 43973

Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossa Política de Cookies.