Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; II Timóteo 3:16

Batalha Espiritual

Batalha Espiritual
Leitura estimada 15 min

 

BATALHA ESPIRITUAL


Nos dias de hoje muito se fala sobre batalha espiritual, mas percebemos um certo desiquilíbrio quando o assunto se refere a guerra no mundo espiritual.

Alguns simplesmente ignoram o adversário, o que é totalmente destruidor (seria como um soldado estar num campo de batalha despreocupado com seu inimigo, fatalmente irá ser o primeiro a morrer do exército).

Cristo veio para destruir as obras do diabo:

"Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo." (1 João 3:8)

"Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo.” (2 Coríntios 10:3-5)

“Eis que vos dou autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.” (Lucas 10:19)

Se nós cristãos não exercermos autoridade sobre o maligno, ele o fará, mesmo sem direito, sobre a nossa vida, como fez dominando Adão e Eva no Éden e até hoje tem feito com muitos cristãos que não aprenderam a viver uma vida de comunhão com Deus e resistência ao diabo.

“Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” (Tiago 4:7)

Muitos entendem que a resistência ao maligno deve ser passiva, mas a Bíblia não ensina isso. Jesus resistiu a Satanás com a Palavra de Deus, numa posição ativa quando foi tentado.

"Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome. Chegando, então, o tentador, disse-lhe: Se tu és Filho de Deus manda que estas pedras se tornem em pães.

Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus. Então o Diabo o levou à cidade santa, colocou-o sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito; e: eles te susterão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra.

Replicou-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. Novamente o Diabo o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles; e disse-lhe: Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares. Então ordenou-lhe Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Então o Diabo o deixou; e eis que vieram os anjos e o serviram." (Mateus 4:1-11)

"Também eu te digo que és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno NUNCA prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do reino dos céus; Tudo o que ligares na terra, será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus." (Mateus 16:18-19)

A NOSSA CONFISSÃO DOS FATOS ESPIRITUAIS NOS DÃO VIGOR PARA VENCERMOS O MALIGNO

Não vencemos o diabo por argumentações ou cargos que possuímos em instituições eclesiásticas, mas o vencemos pela confissão do Nome de Jesus.

CRISTO DEU A TODO O QUE CRÊ NELE AUTORIDADE PARA IR CONTRA O INFERNO

"TU, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus. E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros. Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente. O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a gozar dos frutos." (2 Timóteo 2:1-5)

A GRAÇA DE CRISTO NOS DÁ VIGOR PARA VENCER O MALIGNO

Neste particular, a graça nada mais é senão o próprio Senhor Jesus, pois a palavra fala que Ele é cheio de graça e verdade - "E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade." (João 1:14)

Nos enchemos dele quanto mais nos ENTREGAMOS a Deus.

HOMENS USADOS POR DEUS FORAM HOMENS ENTREGUES A ELE

O Soldado fiel sofre junto com a causa que ele serve. O soldado tem um alvo, vencer, e para conseguir isso muitas vezes faz alguns sacrifícios de vontades pessoais, a fim de frutificar para quem o chamou.

A Batalha Espiritual geralmente se desenvolve em três campos de guerra:

1 – Mente:

"Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo." (Coríntios 10:3-5)

A PRIMEIRA ÁREA QUE O INIMIGO VAI TENTAR TOMAR DE NÓS SÃO OS NOSSOS PENSAMENTOS

Nossos pensamentos se tornam em ações, com a nossa mente em suas mãos, o diabo consegue nos governar facilmente.

Por isso necessário é o Capacete da Salvação, ou seja, devemos por em nossa cabeça que somos salvos em Cristo, devemos contra toda investida maligna nos guardarmos com a convicção que somos de Deus e pertencemos a Ele. Todo cristão que fracassa nesta área é presa fácil a cair.

2 – Lábios:

"A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto." (Provérbios 18:21)

"Põe, ó SENHOR, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios." (Salmos 141:3)

"Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem." (Mateus 15:18)

"De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim." (Tiago 3:10)

A Bíblia muito fala sobre a língua, diz a Palavra de Deus que morte e vida estão no poder da língua. Podemos nos suicidar espiritualmente se Satanás tomar governo de nossos lábios.

DEVEMOS SER VIGILANTES, SEMPRE ABENÇOADORES, MINISTRADORES DE GRAÇA NO NOSSO FALAR

O QUE CONFESSAMOS NOS TORNAMOS

Se confessarmos derrota seremos derrotados, se confessarmos o que a Palavra de Deus diz, seremos mais que vencedores em Cristo.

3 – Coração:

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." (Provérbios 4:23)

"Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem." (Hebreus 12:14-15)

"Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado." (Hebreus 3:12-13)

O CORAÇÃO SEGUNDO AS ESCRITURAS É A FONTE DA VIDA, SE ELE FOR ATINGIDO, NOSSA VIDA ACABARÁ

Por isso é importante aos cristãos manter um espírito perdoador sempre, guardar as suas emoções em Deus e se livrarem de toda ininquidade (sentimentos ruins como amargura).

A Couraça da Justiça tem muito valia neste particular. Para vencermos o maligno precisamos:

1 - Declarar os fatos espirituais:
"... Diga o fraco: Eu sou forte." (Joel 3:10)

Falar com a nossa boca audivelmente a Palavra de Deus.

2 – Nos fortalecermos em Deus através do Estudo da Palavra e da Oração: "Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder." (Efésios 6:10)

3 – Louvar a Deus: "E, quando começaram a cantar e a dar louvores, o SENHOR pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Judá, e foram desbaratados." (2 Crônicas 20:22)

O louvor libera o Poder de Deus para agir em nosso favor, pois a Palavra afirma que no meio dos louvores Deus habita - "Porém tu és santo, tu que habitas entre os louvores de Israel." (Salmos 22:3)

ONDE DEUS ESTÁ, NÃO PODE HAVER DERROTA!!

4 – Fé e Boa Consciência: "Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé." (1 Timóteo 1:19)

A FÉ VENCE O MUNDO

"Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, A NOSSA FÉ." (1 João 5:4)

MAS SE NÃO MANTERMOS UMA CONSCIÊNCIA PURA, FATALMENTE SEREMOS DESTRUIDOS

Por isso é muito importante sermos sensíveis ao Espírito Santo e lhe obedecer em tudo.

5 – Tenha Propósito de Deus em sua vida: "Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do SENHOR permanecerá." (Provérbios 19:21)

"O qual, quando chegou, e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortou a todos a que permanecessem no Senhor, com propósito de coração." (Atos 11:23)

DEUS É UM DEUS DE PROPÓSITOS

Como seus filhos temos que ter propósitos na vida também. Se não tivermos propósito a primeira dificuldade que o inimigo nos apresentar será motivo de desistência.

6 – Vigilância:

"Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo." (Marcos 13:33)

O INIMIGO GERALMENTE ATACA DE SURPRESA

Se não estivermos em estado de vigilância, fatalmente seremos atingidos.

“Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras. Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia.” (Daniel 10:12-13)

MUITAS COISAS "ESPIRITUALMENTE" DEMORAM DIAS, MUITAS VEZES ANOS

Neste exemplo de Daniel, houve uma tranqueira espiritual, os anjos de Deus demoraram 21 dias para conseguirem êxito sobre Satanás. Se Daniel tivesse abandonado a sua posição neste período, ele não teria alcançado a bênção. Por isso se faz importante termos posição firme e convicção, sabermos esperar em Deus e nos mantermos em oração.

Deste relato também constatamos que necessitamos de auxílio dos anjos de Deus.

Muitas distorções existem sobre esse assunto, mas a Palavra de Deus nos afirma que eles são espíritos ministradores em favor daqueles que irão herdar a vida eterna - "Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?" (Hebreus 1:14), portanto, nós cristãos, temos que fazer uso desse auxílio divino.

Destaco que nunca devemos falar com anjos ou orar para eles, isso é um erro. Devemos pedir a Deus que envie anjos para nos ajudar e ministrar em nosso favor.

Quem governa os anjos é o nosso Pai Celeste, devemos pedir a ele tais coisas.

Mantenha uma vida de oração e busca na presença de Deus, isso trará mais graça para um enfrentamento com as trevas quando necessário.

"Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre." (1 João 2:15-17)

MUITAS COISAS NO MUNDO ESPIRITUAL SÃO TRANQUIERAS POSTAS PELO INIMIGO, SÃO COMO CIDADELAS FORTIFICADAS

Aprenda a discernir as situações de sua vida, se você detectar a presença do inimigo em alguma área.

Repreenda com voz (pois o diabo não ouve o nosso pensamento), se você está em um ambiente onde possui incrédulos, vá a algum lugar retirado (por exemplo: banheiro) e exerça autoridade sobre ele (Diga: “diabo, fora desta área, eu te proíbo de agir na minha vida, em nome de Jesus.”)

JEJUM É UMA BOA ARMA NO ENFRENTAMENTO DAS TREVAS

Nunca se esqueça de possuir um caráter de uma pessoa que possui uma vida jejum:

"E disse-lhes: Esta casta não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração e jejum." (Marcos 9:29)

"CLAMA em alta voz, não te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão, e à casa de Jacó os seus pecados.Todavia me procuram cada dia, tomam prazer em saber os meus caminhos, como um povo que pratica justiça, e não deixa o direito do seu Deus; perguntam-me pelos direitos da justiça, e têm prazer em se chegarem a Deus, dizendo: Por que jejuamos nós, e tu não atentas para isso? Por que afligimos as nossas almas, e tu não o sabes? Eis que no dia em que jejuais achais o vosso próprio contentamento, e requereis todo o vosso trabalho.

Eis que para contendas e debates jejuais, e para ferirdes com punho iníquo; não jejueis como hoje, para fazer ouvir a vossa voz no alto. Seria este o jejum que eu escolheria, que o homem um dia aflija a sua alma, que incline a sua cabeça como o junco, e estenda debaixo de si saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aprazível ao SENHOR? Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo? Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?

Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do SENHOR será a tua retaguarda. Então clamarás, e o SENHOR te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente; e se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia. E o SENHOR te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam." (Isaías 58:1-11)

APRENDA A ENFRENTAR O INIMIGO COM OS FATOS DA PALAVRA DE DEUS

Se Jesus usou a palavra para vencer o maligno, não pense que com você será diferente.

"E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte." (Apocalipse 12:11)

NÃO COMBATA NA ÁREA MENTAL

Golias quis levar Davi ao seu campo de batalha. Davi lutou e venceu porque não lutou com a armadura de homens, mas lutou com aquilo que ele tinha em Deus.

Josué enfrentou o inimigo pedindo a Deus que o sol parasse porque o inimigo lutava melhor à noite. Se você duelar com o diabo na esfera mental, nos argumentos, você sempre será derrotado. Aprenda a declarar as verdades espirituais contidas na Escritura Sagrada.

CREIA NO PODER PERDOADOR DO SANGUE DE JESUS

Muitos acham que não precisam ter suas emoções tratadas em Deus. Mas se não tivermos uma consciência limpa do pecado, nunca poderemos enfrentar as trevas, pois o Acusador vai nos desestabilizar e nos tirar a intrepidez.

Mas creia, se você pediu perdão dos teus erros a Deus, ele perdoou - "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça." (1 João 1:9)

Gostaria de terminar dizendo que o cristão não é apenas um soldado de Deus, isso é uma parte da verdade, realmente, somos soldados e estamos engajados em uma batalha contra as forças espirituais da maldade, nos lugares celestes, mas nunca devemos esquecer que antes de sermos soldados, somos filhos, e o nosso Pai espera que tenhamos um relacionamento assim com Ele.

 



www.casadosenhor.com.br

Este estudo lhe edificou? Compartilhe!

Mais Estudos

Viva em União!

Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre. Salmos 133:1-3


Conecte-se conosco

Este trabalho é totalmente voluntário!

Precisamos de sua ajuda para manter este trabalho no ar.

"E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui." Gálatas 6:6

Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossa Política de Cookies.