Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; II Timóteo 3:16

É Tempo de Arrependimento

É Tempo de Arrependimento
Leitura estimada 9 min

 

É TEMPO DE ARREPENDIMENTO

 

"Respondeu-lhes Jesus: Não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos; eu não vim chamar justos, mas pecadores, ao arrependimento." (Lucas 5:31-32)

ARREPENDIMENTO: Ato de afastar-se do pecado, da desobediência e da rebeldia, voltando-se para Deus.

"Ide, pois, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifícios. Porque eu não vim chamar justos, mas pecadores." (Mateus 9:13)

ARREPENDIMENTO SIGNIFICA MUDANÇA DE MENTALIDADE

"Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração. E disse o Senhor: Destruirei da face da terra o homem que criei, tanto o homem como o animal, os répteis e as aves do céu; porque me arrependo de os haver feito." (Gênesis 6:6-7)

UM SENTIMENTO DE REMORSO POR UM COMPORTAMENTO PASSADO

"Então Judas, aquele que o traíra, vendo que Jesus fora condenado, devolveu, compungido, as trinta moedas de prata aos anciãos ..." (Mateus 27:3)

O VERDADEIRO ARREPENDIMENTO ENVOLVE UM ATO DE "CONTRIÇÃO DIVINA" PELO PECADO, UMA MUDANÇA DE ATITUDE, TOMANDO UMA DIREÇÃO TOTALMENTE OPOSTA 

Esse tipo de arrependimento leva a uma mudança fundamental do relacionamento de uma pessoa com Deus.

É TEMPO DE ARREPENDIMENTO

"Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todo lugar se arrependam." (Atos 17:30)

No passado, antes do pleno conhecimento de Deus à raça humana através de Jesus Cristo, Deus deixou impune a ignorância humana quanto à sua Pessoa, bem como boa parte do pecado humano:

"Ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos." (Romanos 3:25)

Agora, com a plena e perfeita revelação de Deus através da vinda de Cristo, a Palavra de Deus ordena a todos que se arrependam e creiam em Jesus como seu Senhor e Salvador. Não haverá exceção, pois Deus não tolerará os pecados de quem quer que seja.

TODOS DEVEM ABANDONAR SEUS PECADOS, OU SERÃO CONDENADOS

O arrependimento, está bem claro, é essencial à salvação:

"...  Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus." (Mateus 3:2)

A ordem é: "Arrependei-vos”

"Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei- vos, porque é chegado o reino dos céus." (Mateus 4:17)

O significado básico de arrependimento (gr.metanoeo) é “voltar-se ao contrário”; dar uma volta completa. Trata-se de abandonar os maus caminhos e voltar-se para Cristo, e através dEle, para Deus:

"Arrepende-te, pois, dessa tua maldade, e roga ao Senhor para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração." (Atos 8:22)

"Para lhes abrir os olhos a fim de que se convertam das trevas à luz, e do poder de Satanás a Deus, para que recebam remissão de pecados e herança entre aqueles que são santificados pela fé em mim." (Atos 26:18)

"Porque éreis desgarrados, como ovelhas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas." (1 Pedro 2:25)

(1) A decisão de abandonar o pecado e querer a salvação em Cristo:

Importa em aceitar a Cristo não somente como Salvador da penalidade do pecado, mas também como Senhor da nossa vida. Por conseguinte, o arrependimento envolve uma troca de senhores; do senhorio de satanás para o senhorio de Cristo e da sua Palavra.

"Para lhes abrir os olhos a fim de que se convertam das trevas à luz, e do poder de Satanás a Deus, para que recebam remissão de pecados e herança entre aqueles que são santificados pela fé em mim." (Atos 26:18)

"Nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência." (Efésios 2:2)

(2) O arrependimento é uma decisão livre, da parte do pecador:

Possibilitada pela graça divina capacitadora que lhe é concedida quando ele ouve o Evangelho e nele crê.

"E a mão do Senhor era com eles, e grande número creu e se converteu ao Senhor." (Atos 11:21)

(3) A definição da fé salvífica como mera “confiança” em Cristo como Salvador:

É totalmente inadequada, ante a exigência do tipo de arrependimento feita por Cristo. Definir a fé salvífica sem incluir um rompimento total com o pecado é distorcer fatalmente o conceito bíblico da redenção.

A fé que inclui o arrependimento é uma condição imutável para a salvação:

"... O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho." (Marcos 1:15)

"Não, eu vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis. Ou pensais que aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, foram mais culpados do que todos os outros habitantes de Jerusalém? Não, eu vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis." (Lucas 13:3-5)

"Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo." (Atos 2:38)

"Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor." (Atos 3:19)

"E a mão do Senhor era com eles, e grande número creu e se converteu ao Senhor." (Atos 11:21)

A BONDADE DE DEUS LEVA AO ARREPENDIMENTO

"Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te conduz ao arrependimento?" (Romanos 2:4)

Em sua grande bondade, Deus retém o seu juízo, dando tempo às pessoas para que abandonem o pecado.

É fácil abusarmos da paciência de Deus e buscarmos aprovação para os caminhos errados em que vivemos. A autocrítica é algo difícil; é ainda mais penoso apresentarmo-nos abertamente a Deus e permitir que Ele nos diga em que áreas de nossa vida precisamos mudar. Porém, como cristãos, devemos pedir ao Senhor que nos mostre os nossos pecados, para que Ele nos possa perdoar e curar. Infelizmente temos a tendência de admirar a paciência que o Senhor tem para com outras pessoas, em vez de nos humilharmos e reconhecermos como Ele tem sido paciente conosco.

JESUS CHAMA AO ARREPENDIMENTO

"E Jesus, respondendo, disse-lhes: Não necessitam de médico os que estão sãos, mas sim os que estão enfermos. Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores, ao arrependimento."
(Lucas 5. 31-32)

Os fariseus encobriam seus pecados com a respeitabilidade social. Passavam-se por bons praticando boas ações em público e apontado os pecados dos outros. Jesus dedicou seu tempo não a esses líderes religiosos orgulhosos e hipócritas, mas às pessoas que reconheciam seus pecados e sabiam que não eram suficientemente boas para Deus.

Para irmos a Deus, devemos nos arrepender; mas para renunciarmos a nossos pecados, devemos primeiramente reconhecê-los.

ARREPENDIMENTO, CONVERSÃO e SALVAÇÃO

"Antes anunciei primeiramente aos que estão em Damasco, e depois em Jerusalém, e por toda a terra da Judéia e também aos gentios, que se arrependessem e se convertessem a Deus, praticando obras dignas de arrependimento." (Atos 26:20)

Paulo não pregava conforme fazem alguns, afirmando que a salvação consiste em “apenas confiar em Cristo e na sua morte expiatória”. Os apóstolos declaram que ninguém será salvo em Cristo, a não ser que “Se arrependessem e se convertessem a Deus, fazendo obras dignas de arrependimento.”

O VERDADEIRO ARREPENDIMENTO SE CARACTERIZA PELO COMPLETO “ABANDONO” DO PECADO

Os pecados como que são sepultados; e o resultado disso, na vida diária do crente, é a certeza do perdão e a dedicação às boas obras, que distinguem um indivíduo verdadeiramente regenerado.

Esse arrependimento verdadeiro, contudo, é algo impossível sem a atuação do Espírito de Deus.

SUA IGREJA PREGA, ARREPENDIMENTO DE PECADOS?

"E que em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém." (Lucas 24:47)

Os discípulos somente deviam pregar o perdão dos pecados juntamente com o arrependimento do pecador. O pregador que anuncia a salvação como uma simples “crença” ou religião fácil, ou uma formal aceitação da salvação gratuita, sem nenhum compromisso voluntário do pecador de obedecer a Cristo e à sua Palavra, está pregando um falso evangelho.

O verdadeiro arrependimento inclui o abandono do pecado, um elemento fundamental e imutável do verdadeiro Evangelho neo-testamentário:

"... Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus." (Mateus 3:2)

 



www.casadosenhor.com.br

Este estudo lhe edificou? Compartilhe!

Mais Estudos

Viva em União!

Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre. Salmos 133:1-3


Conecte-se conosco

Este trabalho é totalmente voluntário!

Precisamos de sua ajuda para manter este trabalho no ar.

"E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui." Gálatas 6:6

Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossa Política de Cookies.