Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; II Timóteo 3:16

A INDIFERENÇA MATA

A INDIFERENÇA MATA
Leitura estimada 6 min


O PECADO DA INDIFERENÇA

Deus quer que cuidemos uns dos outros:

Para sermos hospitaleiros, para interagirmos como membros do corpo.

“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. “1 Coríntios 15.58

Se depender de nós, temos que estar fazendo o bem em todo tempo.

″E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos oportunidade, façamos bem a todos…”  Gálatas 6-9,10

Estando a mão fazer o bem, faça.

Temos, nas Escrituras Sagradas, mandamentos que temos que observar e fazer, e não deixar nossos sentimentos de indiferença, de mesquinhez, egoístas, avarentos, impedir esta ação de acontecer.

O indiferente se esquiva, parece que 'não é com ele', 'é problema dos outros e não dele'; ele não se envolve, 'passa de largo'...

Caim foi contaminado por esse sentimento egoísta. Primeiro, por que entrou um sentimento mal contra Abel, seu irmão.

E ainda, depois de ter matado seu irmão, ficou indiferente como se nada tivesse acontecido.

Então o Senhor disse a Caim: "onde está seu irmão Abel?" "não sei", ele respondeu. "sou eu o guarda do meu irmão? " o Senhor disse: "o que você fez? Ouça! O sangue de teu irmão clama a mim desde a terra." (Gênesis 4:9-10)

Davi sofreu desse mal quando pecou no adultério com Bate-Seba: engravidou a mulher do seu próximo, de pois pela indiferença, mandou colocar Urias na frente da batalha para ser morto e continuou a vida, como se nada tivesse acontecido. Ler (2 Samuel 11).

"Depois, havendo a concupiscência concebido-a, dá à luz ao pecado” (Tiago 1:15)

O pecado está à porta e fica tentando entrar.

Pecamos pela omissão e pela indiferença, pela dureza do coração.

Muitos pecam na maledicência, na prostituição, na avareza, não fazem o bem a seu próximo, não se envolvem na obra de Deus, continuam pecando mais ainda, estão indiferentes como se nada tivesse acontecido.

Todos os dias somos rudes, murmuradores, ingratos e egoístas. Continuamos indiferentes...

Nosso orgulho e nossas razões não nos deixa nos humilharmos, para buscar a reconciliação com próximo. E, com isso, nos tornamos indiferentes.

“Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (Tiago 1:22)

Enquanto as Escrituras nos mandam fazer o possível para termos paz com todos.

 

“Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: a mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor” (Romanos 12:18-19)

Todos nós sofremos do mal deste pecado:  a indiferença em nossa vida, nos faz recuar a enfrentarmos a verdade, e fazer o que é certo diante de Deus, o dever como cristão.

Provérbios 3:33 - "A maldição do Senhor habita na casa do ímpio, mas a habitação dos justos ele abençoará"

Na passagem do bom samaritano, mostra isso:  aqueles que professam ser de Deus, como o levita e o sacerdote, passaram de largo e não socorreram aquele homem que precisava de ajuda. Ler Lucas 10:30.


TEMOS QUE ESTAR ENVOLVIDOS NAS OBRAS DE DEUS!

Os homens querem dividir a igreja, abrindo cada um, uma denominação: sendo indiferentes com a parte do corpo, criando regras próprias, ensinando o egoísmo; ensina que o homem deve ofertar só naquela instituição, criando no homem que ‘ele já ajudou a obra, não precisa fazer mais nada’.

As ofertas nas instituições não nos eximem de fazer o bem: porque “você já deu dízimo nela”, e você vê a necessidade das vidas, mas passa de largo...

ENQUANTO NAS ESCRITURAS SAGRADAS NOS MANDA DAR ESMOLAS!!!

Em tudo o que fiz, mostrei a vocês que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: 'há maior felicidade em dar do que em receber". Atos 20:35

"Eles também responderão: 'Senhor, quando te vimos com fome ou com sede ou estrangeiro ou necessitado de roupas ou enfermo ou preso, e não te ajudamos?' "Ele responderá: 'digo a verdade: o que vocês deixaram de fazer a alguns destes mais pequeninos, também a mim deixaram de fazê-lo'. Mateus 25:44, 45

Dar esmolas tem sentido de nos livrar de alguém que está pedindo e nos incomodando. Então damos algo, só para se livrar da incomodação...

ENQUANTO A PALAVRA “ESMOLA” ESTÁ LIGADA À COMPAIXÃO, AO AMOR.


Não podemos fazer a obra do Senhor indiferente ou relaxadamente

“Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente” (Jeremias 48:10)

“Praticar a justiça é alegria para o justo, mas espanto, para os que praticam a iniquidade.” (Provérbios 21:5)


Precisamos estar envolvidos no corpo: sendo um só coração e ter os mesmos sentimentos uns para com os outros.

O Senhor Jesus nos encarregou de continuarmos a sua missão, como uma só igreja, um só corpo, um só batismo...

Todo o corpo precisa se esforçar para fazer o melhor para Deus!

“Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor.” Salmos 34:15

 

NÃO SEJA INDIFERENTE COM ESTA MENSAGEM!

Oremos:

Senhor, te pedimos, que nos ajude a desarraigar essa indiferença que habita dentro de nós, e faça habitar essa unção das tuas dádivas, que é o amor, a compaixão e a misericórdia, se derrame a bondade em nossos corações e nos siga, em todos os dias de nossa vida.

Deus abençoe.


Pastor Carlos Alberto Daniluski - mensagem do dia 06/janeiro/2018.

Rádio Web Nova Vida - www.casadosenhor.com.br

Acompanhe também nossos canais para ser edificado pela Palavra.

Facebook -  https://www.facebook.com/casadosenhor

Instagram - https://www.instagram.com/casadosenhor

Youtube -  https://www.youtube.com/casadosenhor 



www.casadosenhor.com.br

Este estudo lhe edificou? Compartilhe!

Mais Estudos

Viva em União!

Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre. Salmos 133:1-3


Conecte-se conosco

Este trabalho é totalmente voluntário!

Precisamos de sua ajuda para manter este trabalho no ar.

"E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui." Gálatas 6:6

Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossa Política de Cookies.