Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; II Timóteo 3:16

A Prática da Verdade

A Prática da Verdade
Leitura estimada 6 min

 

A PRÁTICA DA VERDADE


“Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos.” (Mateus 5:6)

Quando o Senhor diz no mesmo sermão da montanha que devemos buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça, vemos que o Reino é o ensino e que a justiça é a prática desse ensino, a realização da vontade em nossos gestos, pensamentos e decisões.

A sede e a fome são necessidades do homem para a manutenção da vida.

A vida espiritual segue o mesmo curso, sem termos o sinal de alerta da fome e da sede, nossa alma se desvia do Senhor. Precisamos estar sempre famintos e sedentos por ver a realização prática da vontade de Deus em nós.

A fome e a sede nos levam ir em busca de comida e bebida, incansavelmente. Se tivermos a mesma atitude com relação a justiça, viveremos de maneira incansável em busca da satisfação e da provisão espiritual.

Os marinheiros ficam muito tempo expostos ao sol durante suas viagens, assim como os andarilhos nos desertos e, em ambos os casos a sede é menor que a necessidade de água. Espiritualmente, também sentimos menos sede do que a nossa necessidade.

No caso dos marinheiros existe uma pastilha de sal que eles ingerem para causar sede, os beduínos carregam consigo uma bolsa com sal que eles vão colocando na boca para sentir sede, no nosso caso, precisamos de um relacionamento sincero e profundo com Deus que nos faça sentir famintos e sedentos por ver a verdade de Deus em nós.

A ÚNICA MANEIRA DE SERMOS SATISFEITOS É SE DEUS NOS SACIAR

Agir como Deus espera é sobremaneira difícil e por isso precisamos de sua ajuda e só teremos a Sua ajuda se o buscarmos... e só o buscaremos se tivermos necessidade de fazê-lo.

A HUMILDADE

“Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança.” (Mateus 5:5)

Humildade sempre foi mal interpretada e muitas vezes equiparada à pobreza. Humildade nada mais é do que o reflexo da verdade em nossas vidas. A verdade que nos lembra ‘que somos nada diante de Deus’.

Ouça alguns homens que descobriram isso:

"Tornou-lhe Abraão, dizendo: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor, ainda que sou pó e cinza.” (Gênesis 18:27)

"Pelo sopro de Deus são destruídos; pelo vento de sua ira eles perecem." ( Jó 4:9)

"Lembra-te, ó Deus, de que a minha vida não passa de um sopro." (Jó 7:7)

"Lança-me na lama, e sou reduzido a pó e cinza." (Jó 39:19)

"Todos os confins da terra se lembrarão e se voltarão para o Senhor, e todas as famílias das nações se prostrarão diante dele, pois do Senhor é o reino; ele governa as nações. Todos os ricos da terra se banquetearão e o adorarão; haverão de ajoelhar-se diante dele todos os que descem ao pó, cuja vida se esvai." (Salmos 22:27-29)

"Deste aos meus dias o comprimento de um palmo; a duração da minha vida é nada diante de ti. De fato, o homem não passa de um sopro." (Salmos 39:5)

Pois ele sabe do que somos formados; lembra-se de que somos pó. (Salmos 103:14) Quando lhes retiras o fôlego, morrem e voltam ao pó. (Salmos 104:29) O homem é como um sopro; seus dias são como uma sombra passageira. (Salmos 144:4) Quando o espírito deles se vai, eles voltam ao pó; naquele mesmo dia acabam-se os seus planos. (Salmos 146:4) Todos vão para o mesmo lugar; vieram todos do pó, e ao pó todos retornarão. (Eclesiastes 3:20) Pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar. (1 Timóteo 6:7)

"Por isso Deus o exaltou (Jesus) a mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai." (Filipenses 2:9-11)

Dentro do coração do homem pode crescer um inimigo que, se alimentado pode se transformar na causa de sua derrota: O ORGULHO.

O ORGULHO INICIA NOSSA DERROTA 

Entretanto, depois que Uzias se tornou poderoso, o seu orgulho provocou a sua queda. Ele foi infiel ao SENHOR, o seu Deus:

"Mas, quando ele se havia tornado poderoso, o seu coração se exaltou de modo que se corrompeu, e cometeu transgressões contra o Senhor, seu Deus; pois entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar do incenso.Mas o sacerdote Azarias entrou após ele, com oitenta sacerdotes do Senhor, homens valorosos, e se opuseram ao rei Uzias, dizendo-lhe: A ti, Uzias, não compete queimar incenso perante o Senhor, mas aos sacerdotes, filhos de Arão, que foram consagrados para queimarem incenso. Sai do santuário, pois cometeste uma transgressão; e não será isto para honra tua da parte do Senhor Deus. Então Uzias se indignou; e tinha na mão um incensário para queimar incenso. Indignando-se ele, pois, contra os sacerdotes, nasceu-lhe a lepra na testa, perante os sacerdotes, na casa do Senhor, junto ao altar do incenso. Então o sumo sacerdote Azarias olhou para ele, como também todos os sacerdotes, e eis que já estava leproso na sua testa. E apressuradamente o lançaram fora, e ele mesmo se apressou a sair, porque o Senhor o ferira." (2 Crônicas 26:16-20)

"Quando vem o orgulho, chega a desgraça, mas a sabedoria está com os humildes." (Provérbios 11:2)

"O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda." (Provérbios 16:18)

O ORGULHO IMPEDE QUE SITUAÇÕES SEJAM RESOLVIDAS

"Então Ezequias humilhou-se, reconhecendo o seu orgulho, como também o povo de Jerusalém; por isso a ira do SENHOR não veio sobre eles durante o reinado de Ezequias." (2 Crônicas 32:36)

O ORGULHO TRAZ HUMILHAÇÃO

"O orgulho do homem o humilha, mas o de espírito humilde obtém honra." (Provérbios 29:23)

O ORGULHO GERA ENGANO

"O orgulho de seu coração o enganou, a você, que vive nas fendas das rochas, que ocupa os altos das colinas. Ainda que você, como a águia, faça o seu ninho nas alturas, de lá eu o derrubarei”, declara o Senhor." (Jeremias 49:16)

Há uma promessa para os que são sinceros em atitudes e humildes em seu coração. Jesus disse: ‘eles receberão a terra por herança’. Somos o alvo dessa promessa, a de herdar a terra quando da constituição do Reino de Deus na terra durante o milênio.

A verdade nos leva longe e a soberba marca nossa derrocada.

Devemos escolher a humildade e aguardar a recompensa daquele que realmente é poderoso para reinar sobre todas as coisas.

 



www.casadosenhor.com.br

Este estudo lhe edificou? Compartilhe!

Mais Estudos

Viva em União!

Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre. Salmos 133:1-3


Conecte-se conosco

Este trabalho é totalmente voluntário!

Precisamos de sua ajuda para manter este trabalho no ar.

"E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui." Gálatas 6:6

Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossa Política de Cookies.